top of page
Buscar
Foto do escritorJuliana Santos

Dióxido de Titânio, perigo para saúde!

Atualizado: 22 de mar. de 2021

Você sabia que esse composto insolúvel é usado como aditivo alimentar e pior ainda, usam como branqueador de tintas, plástico e papel.

Portanto é encontrado na goma de mascar, chocolate, leite, requeijão, tortas confeitadas, filtro solar, tintas, sabão de coco, sabonetes convencionais e glicerina até na pasta de dente.


Foi feito um estudo em 2008, que comprovou através de cobaias animais, ser possível detectar nanopartículas de dióxido de titânio no cérebro, particularmente no bulbo olfativo e no hipocampo, estrutura com função primordial na memória; demonstrando seu efeito citotóxico em células neuronais. A IARC (International Agency for Research on Cancer) atribuiu ao Dióxido de Titânio a categoria 2B = possivelmente carcinogênico em humanos.


Devido à sua elevada estabilidade, pode permanecer no corpo e ambiente por longos períodos de tempo. Outra preocupação é que essas nanopartículas não são filtradas por estações de tratamento de esgoto, podendo desta forma contaminar a água e afetar a saúde de animais e de outras pessoas.


Mais de 98% dos produtos que utilizam pigmento branco levam dióxido de titânio em sua composição.



Dióxido de Titânio, branqueador de alimentos e cosméticos industriais

É muito assustador pensar que o que entra na fabricação de mísseis, em energia nuclear e tudo mais, também está agora dentro de nosso corpo!


E esse material não é expelido pelo organismo, deposita-se nas artérias e pode acabar em doença séria.


Leia o rótulo, pode ajudar! Ainda que muitas vezes possam trocar o nome do composto apenas como “corante” e/ou "INS 171 ou E171"; por outro lado, ao encontrar um produto em que o rótulo vem descrito vários aditivos e corantes é hora de ligar sinal de alerta e buscar um produto similar com menos aditivos ou até trocar por uma opção in natura do alimento.


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page